Tarefa 3 Biologia - Aquecimento global e homem: a destruição da Terra

O aquecimento global é um processo natural da Terra que consiste na elevação da temperatura do ar e dos oceanos e teve sua origem na era Mesozoica. Apesar de ser um processo próprio do planeta, a sociedade, ao iniciar a industrialização em decorrência do “progresso”, tem agravado os efeitos do aquecimento global. Desmatamentos, poluição e a impermeabilização do solo são fatores que intensificam ainda mais as consequências desse fenômeno. Dentre estas, podemos citar o derretimento das calotas polares, o aumento do nível dos oceanos, o crescimento do número de furacões e tornados e o avanço de desertos, que comprometem as condições vitais de todos os seres do nosso planeta. Embora existam grupos que lutam para que esse quadro seja revertido, nenhuma ação que os governos comprometeram-se a realizar está sendo posta em prática atualmente.

Um dos problemas que mais preocupa os cientistas, além daqueles citados anteriormente, é o impacto que o aquecimento global intensificado causa nos ecossistemas do planeta. As faunas e floras que compõem estes correm grande risco de desaparecer ou crescer demasiadamente, modificando drasticamente as relações entre os seres vivos e as relações entre estes e o meio ambiente. O derretimento das geleiras acarreta a extinção de espécies endêmicas de regiões glaciais, como ursos polares e pingüins. Em contrapartida, o aumento do nível do mar e o desaparecimento de áreas terrestres provocam um aumento de espécies marinhas e uma diminuição no número de seres terrestres. Esse desequilíbrio da natureza, que inclui tanto animais como vegetais, afetará em grandes proporções a vida na Terra. Questões como escassez de comida, movimentos migratórios mais frequentes e períodos de seca cada vez mais prolongados serão comuns daqui a alguns anos caso nada seja feito.

Hoje, com uma enorme gama de informações à nossa disposição, é mais fácil saber o que podemos fazer para atenuar os efeitos do aquecimento global e contribuir para nossa qualidade de vida. Ações pequenas como reciclar o lixo, economizar no gasto de água diário, comprar eletrodomésticos de baixo consumo energético, não utilizar sacolas plásticas e andar menos de carro são extremamente eficazes, mesmo que não pareçam muito significativas. Se todos se conscientizarem do perigo que nosso planeta corre e se mobilizarem para mudar este cenário, é possível que o aquecimento global volte a ser um processo natural e não afete mais demasiadamente sobre a vida da Terra.

11 Response to "Tarefa 3 Biologia - Aquecimento global e homem: a destruição da Terra"

  1. carolina sulzbach Says:

    Este comentário foi removido pelo autor.
  2. carolina sulzbach Says:

    O homem pode colaborar com maiores projetos, que vão além das simples ações do dia-a-dia, como o investimento na arquitetura sustentável, com utilização de energias renováveis. São tecnologias disponíveis que tornam-se cada vez mais necessárias.

  3. Camila Fernandes Says:

    Bem colocado o fato de que o agravamento do aquecimento global deu-se devido à sede do progresso. O homem começou a utilizar os recursos naturais pensando apenas no quanto isto poderia ser benéfico a ele. Assim, a exploração destes para a industrialização, como citado no texto, e também para a contrução de cidades e áreas cultiváiveis tornou-se uma prática não comum na sociedade, fazendo com que a maioria dos nossos recursos naturais chegassem ao seu limite de exploração.

  4. Nicole Gut Says:

    Muito bom o artigo Sophia.
    Muito importante o que tu colocastes sobre o desaperecimentos de várias espécies. Atualmente já desaparecem cerca de 100 espécies por dia por causa somente do desmatamento. Se o aquecimento global continuar desta forma a biodiversidade será perigosamente reduzida, agravando ainda mais o desequilíbrio ecológico causado por ele.

  5. Jorge Says:

    Ótimo artigo Sophia!
    Muito bom o jeito que você salientou que grande parte desses problemas ambientais devem-se ao desequilíbrio na natureza. Esse desequilíbrio é consequência de tantas décadas na qual o homem abusou e explorou desenfreadamente dos recursos que a Terra nos proporcionou. Reverter essa situação em que nos encontramos é praticamente impossível, porem podemos tentar amenizar ao máximo com ações mais inteligentes.

  6. lucas Says:

    Achei interessante o fato de que, como tu disse, é fácil hoje em dia acessar informações sobre o que cada um pode fazer para contribuir com a diminuição poluição, e é surpreendente que mesmo com essas informações tão palpáveis, ainda temos em vista uma série de absurdos sendo cometidos, como principalmente o desmatamento, uma situação na qual o ser humano devasta diretamente um dos mais importantes meios de "limpar" e purificar a atmosfera.

  7. Mariana Carlotto Says:

    Soph concordo plenamento quando diz que temos informações o suficiente para nos conscientizarmos,porém muitas pessoas ao levar suas vidas de pura mordomia e envolvida com a alta tecnologia,demonstração da evolução da nossa sociedade,nem param para pensar nas consequências que deixar de fazer pequenas coisas cituadas no teu texto como a reciclagem entre outros elementos,no estágio em que chegamos faz uma grande diferença,se cada um fazer por si,será um resultado para todos.

  8. desi882008 Says:

    Sophia, seu artigo apresenta dicas importantes para minimizarmos o aquecimento global, como também aborda as consequências geradas por este, como o possível desaparecimento da fauna e flora, o que modifica o equilíbrio do meio ambiente e também afeta nossas vidas pela falta de alimento provocado pela seca e quem sabe pela escassez de água que poderá ser motivo de guerras.

  9. Julia Pereira Says:

    Este comentário foi removido pelo autor.
  10. Julia Pereira Says:

    É verdade que temos bastante informação, mas uma pesquisa feita em 2007 e 2010, mostra que 69% da populção do planeta tem alguma preocupação com as consequências do aquecimento global, e o número de pessoas que nao se preocupa aumento de 6% para 9%, as pessoas estão se preocupando menos, e grande parte disso, é porcausa dos países mais influentes que não estão tomando medidas para desacelerar o aquecimento global porque nao querem atrapalhar seu crescimento, sendo que são os países mais desenvolvidos.

  11. Sara Barletta Says:

    Muito bom o teu artigo, eu achei ele interessante pois no primeiro e segundo parágrafo continham várias informações das quais eu não conhecia e agora estou sabendo. As palavres que colocaste ficaram ótimas deixando a pessoa que está lendo mais atenta.
    É tão simples fazer mínimas coisas no seu dia a dia que não lhe custarão nada, nem tempo para ajudarmos o nosso próprio planeta, a casa onde vivemos. Vistos os desastres que ultimamente vem acontecendo e nas últimas décadas se agravou mais as pessoas ficam com aquelas caras de pasmas na hora, mas na hora de fazer algo não fazem, o mínimo que seja. Mas enfim, acho que isso não te mais solução, não tem mais como reverter, apenas diminuir.

Postar um comentário