Atualmente, a biologia é um dos tópicos de que mais temos informações a respeito, sejam estas veiculadas por meios de comunicação diversos, sejam pelas bocas dos que desejam passar esse conhecimento ao próximo. Nós a encontramos em qualquer área, desde as exatas até as humanas, sem exceção. Esta ascensão das ciências biológicas provém de uma curiosidade que o ser humano alimenta desde o início dos tempos. E ainda existem questões primordiais que nós ainda não conseguimos responder.
Entretanto, já se dispõe de um conhecimento tão amplo sobre a biologia que esta, para ser estudada mais a fundo, precisou ser dividida em várias áreas. Podemos citar algumas de grande relevância em nossas vidas: a Bioquímica, a Citologia, a Etologia, a Ecologia e a Genética. Essas cinco subdivisões conceituam, à sua maneira, como um indivíduo se comporta, tanto emocional quanto fisiologicamente, e também como este se relaciona com os seus semelhantes. Ao entender esses ramos da biologia, podemos relacioná-los ao nosso cotidiano e compreender melhor com nosso corpo e mente funcionam, assim como nossas relações com os outros seres. Então, ao conhecer a bioquímica do nosso corpo e a estrutura celular deste, podemos modificar nossos hábitos alimentares e incluir atividades físicas na nossa rotina, melhorando nossa saúde e bem-estar. Ao assimilar conceitos etológicos e ecológicos na nossa vida, podemos aprimorar nossos relacionamentos e entender como e porque os humanos e outros seres estabelecem laços afetivos entre si. E, por fim, ao estudar a Genética, é possível compreender nossas características e de onde elas vieram, conhecer os genes que nos constituem e fazer a prevenção contra algumas possíveis doenças, como as degenerativas.
Portanto, podemos considerar a biologia como uma das disciplinas de maior influência e presença na nossa vida. Além das ramificações citadas no texto, encontramos várias outras que nos permitem compreender melhor tanto os seres bióticos quanto abióticos. Ainda existe muito o que desvendar, porém, já conhecemos o suficiente para entender o fluxo da vida.
21 de abril de 2010 às 15:58
O mais interessante a respeito da Biologia é a maneira como todos as suas áreas, sejam elas voltadas ao estudo de microestruturas ou de relações entre seres vivos, estão conectadas, formando uma gigantesca rede. Assim, suas descobertas não estão nunca isoladas, desvendando mistérios e abrindo caminhos.
22 de abril de 2010 às 16:45
Como dito no texto, o desenvolvimento da bioquímica nos permite adotar hábitos saudáveis melhorando nossa saúde e bem estar. Acrescento mais. O aprimoramento da bioquímica, e a procura por hábitos saudáveis, fez com que criássemos uma área específica dentro da saúde: a nutrição. Associadas, a nutrição e a bioquímica nos proporcionam a oportunidade para a melhoria da qualidade de vida, diminuindo assim o risco de muitas doenças e prolongando a expectativa de vida.
25 de abril de 2010 às 15:35
“Ainda existe muito o que desvendar(...)” realmente o campo da biologia já desvendou e nos mostrou muitas verdades que nos ajudam a compreender um pouco mais de nossas vidas, mas ainda temos muito o que aprender e descobrir. E cada vez mais nos tornamos curiosos e capazes de saber mais.
26 de abril de 2010 às 12:15
Bom, não é à toa que biologia, traduzido ao pé da letra, significa estudo da vida. É de fato uma área muito abrangente, complexa e de enorme importância. Ouso dizer que
é um curso que todos deveriam fazer. É uma pena que pessoas abusem de conhecimento para "brincar de deus" com os animais, ou o próprio corpo, mas com certeza ainda há aqueles que assimilam de forma consciente e é esses que eu admiro. Sabendo aproveitar o melhor do nosso aprendizado sobre a VIDA, só temos a ganhar: ganhar saúde, confiança, bem estar..
27 de abril de 2010 às 16:18
certamente a biologia tem uma imensa influência na nossa vida, ela ajuda a compreender as interações dos individuos com o ambiente em que vivem, ajudando entender como e porque os humanos e outros seres estabelecem laços afetivos entre ele, e ainda encontrar a prevenção de diversas doenças. Concordo com que disseste, a biologia tem muito a ser compreendia e estudada, mas com os estudos feitos até os dias de hoje já temos um conhecimento suficiente para entender o fluxo da vida.