O aquecimento global é um processo natural da Terra que consiste na elevação da temperatura do ar e dos oceanos e teve sua origem na era Mesozoica. Apesar de ser um processo próprio do planeta, a sociedade, ao iniciar a industrialização em decorrência do “progresso”, tem agravado os efeitos do aquecimento global. Desmatamentos, poluição e a impermeabilização do solo são fatores que intensificam ainda mais as consequências desse fenômeno. Dentre estas, podemos citar o derretimento das calotas polares, o aumento do nível dos oceanos, o crescimento do número de furacões e tornados e o avanço de desertos, que comprometem as condições vitais de todos os seres do nosso planeta. Embora existam grupos que lutam para que esse quadro seja revertido, nenhuma ação que os governos comprometeram-se a realizar está sendo posta em prática atualmente.
Um dos problemas que mais preocupa os cientistas, além daqueles citados anteriormente, é o impacto que o aquecimento global intensificado causa nos ecossistemas do planeta. As faunas e floras que compõem estes correm grande risco de desaparecer ou crescer demasiadamente, modificando drasticamente as relações entre os seres vivos e as relações entre estes e o meio ambiente. O derretimento das geleiras acarreta a extinção de espécies endêmicas de regiões glaciais, como ursos polares e pingüins. Em contrapartida, o aumento do nível do mar e o desaparecimento de áreas terrestres provocam um aumento de espécies marinhas e uma diminuição no número de seres terrestres. Esse desequilíbrio da natureza, que inclui tanto animais como vegetais, afetará em grandes proporções a vida na Terra. Questões como escassez de comida, movimentos migratórios mais frequentes e períodos de seca cada vez mais prolongados serão comuns daqui a alguns anos caso nada seja feito.
Hoje, com uma enorme gama de informações à nossa disposição, é mais fácil saber o que podemos fazer para atenuar os efeitos do aquecimento global e contribuir para nossa qualidade de vida. Ações pequenas como reciclar o lixo, economizar no gasto de água diário, comprar eletrodomésticos de baixo consumo energético, não utilizar sacolas plásticas e andar menos de carro são extremamente eficazes, mesmo que não pareçam muito significativas. Se todos se conscientizarem do perigo que nosso planeta corre e se mobilizarem para mudar este cenário, é possível que o aquecimento global volte a ser um processo natural e não afete mais demasiadamente sobre a vida da Terra.
Para sustentar meu estilo de vida, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1,4 planetas por ano e 2,6 hectares globais da área bioprodutiva do planeta Terra.